
Waldemar Henrique perante o nacionalismo brasileiro e o contexto da crise da modernidade global
2017; Institute for Operations Research and the Management Sciences; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1526-551X
AutoresMárcio Leonel Farias Reis Páscoa, Luciana Pereira da Costa e Silva,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste trabalho tem como objetivo pontuar discussoes sobre a trajetoria artistica do compositor brasileiro Waldemar Henrique, sob o vies contido nos questionamentos emergentes ante a crise da Modernidade e o estabelecimento da Pos-Modernidade. No cenario dos anos 30, o compositor paraense destacou-se como um dos que aderiram as ideologias nacionalistas na Era Vargas, deslocando-se para um centro canonico de enunciacao em busca de visibilidade e aceitacao nacional, o Rio de Janeiro. Sua tematica, que pretende evocar o regionalismo de origem, condizia com o momento em que multiplas vozes se levantaram da periferia global para compor estrategia nacionalista. Algumas contradicoes sao, entretanto, constataveis. Serao ressaltados alguns paradigmas que dizem respeito as formas hegemonicas de canonizacao, consequentemente o nao reconhecimento de outras formas de existencia fora desses padroes, a subalternidade e o colonialismo visto no meio artistico. A fundamentacao teorica assenta-se, sobretudo nos preceitos de Walter Benjamim, Gianni Vattimo e Boaventura de Souza Santos.
Referência(s)