
Representação do árabe: análise do filme “Aladdin” sob a ótica do orientalismo
2020; Volume: 14; Issue: 26 Linguagem: Português
10.5433/2237-9126.2020v14n26p138
ISSN2237-9126
Autores Tópico(s)Media, Gender, and Advertising
ResumoEste artigo tem por objetivo central tratar e refletir historicamente o filme Aladdin (2019), a fim de diagnosticar de que modo o orientalismo e o discurso feminista estão presentes em sua narrativa. A Walt Disney Pictures, muito popular na atualidade, possui inúmeras obras que, além de serem sucesso de bilheteria, contribuem com normatização de gênero, identidade e papéis sociais. Desse modo, propagam ideologias e absorvem discursos em voga no seu contexto com o interesse mercadológico, influenciando inclusive o público infanto-juvenil. Aladdin legitima relações de poder e, apesar de suas limitações, permite-nos analisar a representação exótica do Oriente Médio, bem como a luta da Princesa Jasmine em ser ouvida, problemática de uma personagem ocidentalizada. Assim, é o intento do presente artigo estabelecer a hipótese de que Aladdin, apesar de apresentar-se libertador, reforça estereótipos étnicos do árabe, representação e padronização da mulher oriental.
Referência(s)