
“IDEOLOGIA DE GÊNERO” E ESCOLA SEM PARTIDO: DESAFIOS DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NA POLÍTICA BRASILEIRA A PARTIR DOS EMBATES HEGEMÔNICOS EM TORNO DA EDUCAÇÃO
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14295/de.v8i1.11393
ISSN2358-8853
AutoresSilas Veloso de Paula Silva, Isabella Nara Costa Alves, Fernanda Gueiros Vidal Barreto,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa (exploratória) que discute a “Ideologia de Gênero” e o “Movimento Escola sem Partido” enquanto elementos discursivos inseridos em um campo de articulação transnacional. Parte-se das reflexões acerca dos “embates hegemônicos” em torno das políticas de gênero e sexualidade e de uma revisão bibliográfica em torno das temáticas em questão. Busca-se analisar a partir da teoria do discurso os desafios enfrentados pela sociologia no atual cenário político brasileiro. Como resultados, o trabalho aponta que tais elementos discursivos estão associados aos avanços e pautas neoconservadoras e neoliberais somadas aos interesses de grupos religiosos na América Latina, sendo a educação um espaço de disputa entre os sentidos que defrontam por fixação e hegemonia. Conclui-se evidenciando o urgente contexto estrutural das demandas anti-intelectuais, fundamentando propostas político-pedagógicas contrastantes, como a pedagogia feminista, pedagogia queer e decolonial assim como suas respectivas concepções curriculares.
Referência(s)