
QUEM PODE SER MERIDA? ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO FEMININO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14295/de.v8i1.11411
ISSN2358-8853
AutoresJean Pablo Guimarães Rossi, Marcieli Babinski,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoMediante as complexidades vivenciadas no contexto escolar, no que tange a participação, inclusão, práticas não-sexistas e educação de gênero e sexualidade no Ensino Fundamental I, utilizou-se do longa-metragem: “Valente: A Conquista de Merida”, como uma ferramenta para ampliar as discussões acerca dos estereótipos de gênero e sexualidade, além de ampliar as reflexões sobre a violência de gênero e o empoderamento feminino. Para tanto, o presente trabalho é um recorte de uma experiência pedagógica com alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I, de uma escola do Município de Pitanga, interior do Paraná. A metodologia utilizada consiste em práticas dialógicas pautadas nas concepções freireanas, tendo o diálogo como centro da aprendizagem e a problematização como fator fundamental para a mudança.
Referência(s)