Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

QUEM PODE SER MERIDA? ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO FEMININO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14295/de.v8i1.11411

ISSN

2358-8853

Autores

Jean Pablo Guimarães Rossi, Marcieli Babinski,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Mediante as complexidades vivenciadas no contexto escolar, no que tange a participação, inclusão, práticas não-sexistas e educação de gênero e sexualidade no Ensino Fundamental I, utilizou-se do longa-metragem: “Valente: A Conquista de Merida”, como uma ferramenta para ampliar as discussões acerca dos estereótipos de gênero e sexualidade, além de ampliar as reflexões sobre a violência de gênero e o empoderamento feminino. Para tanto, o presente trabalho é um recorte de uma experiência pedagógica com alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I, de uma escola do Município de Pitanga, interior do Paraná. A metodologia utilizada consiste em práticas dialógicas pautadas nas concepções freireanas, tendo o diálogo como centro da aprendizagem e a problematização como fator fundamental para a mudança.

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