
Propaganda e sociedade: o caso das Diretas Já! e a campanha eleitoral de Tancredo Neves
2020; Volume: 14; Issue: 26 Linguagem: Português
10.5433/2237-9126.2020v14n26p84
ISSN2237-9126
AutoresDavid Antônio de Castro Netto,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEm sua maioria, os estudos sobre a propaganda têm como enfoque a influência que o campo publicitário tem sobre a sociedade na qual é projetado. A proposta de texto será demonstrar como esta interferência não é unidirecional, ou seja, propaganda e sociedade influenciam-se mutuamente. Para cumprir tal objetivo, analisaremos de que maneira dois momentos significativos da história do Brasil intercruzaram-se com o discurso publicitário. Primeiro, o movimento das Diretas Já!, organizado por um pool de agências. Segundo, a campanha eleitoral à presidência de Tancredo Neves que, entre outros elementos, abriu caminho para retomada do marketing político (inviável desde a reforma eleitoral de 1977).
Referência(s)