A parcialidade do ouvir por perto

2020; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 28 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Marina Costin Fuser,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O Cinema de Trinh T. Minh-ha: Intervalos entre Antropologia, Cinema e Artes Visuais , de Gustavo Soranz (2019), lanca luz sobre um cinema de invencao bastante sofisticado, embora pouco explorado. Os filmes da cineasta e teorica vietnamita nao circulam pelo circuito comercial, sendo mais acessado em museus do que em salas de cinema. Mas por outro lado e um cinema que causa impacto por onde passa, provocando fascinacao e estranheza em diversos lugares, chamando a atencao de teoricos proeminentes do cinema. Os filmes tocaram Soranz, que os dedicou sua tese de doutoramento. O autor vive em Manaus, onde a recepcao e as referencias sao bastante diferentes do contexto da California, onde vive Trinh, ou do continente asiatico, onde os filmes ficaram bastante conhecidos. As veias abertas latino-americanas suscitam novas leituras, novas margens que desafiam o fulcro do fazer cinema e de suas narrativas. Foi nesse continente que surgiram movimentos que provocaram abalos sismicos no cinema mundial, e a profusao de novos cinemas em paises do entao chamado “terceiro mundo’, que encontram alguma ressonância no cinema de Trinh.

Referência(s)