Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições da psicologia a um projeto de educação ambiental

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5433/2236-6407.2020v11n2p230

ISSN

2236-6407

Autores

Anne Carolynne Bogo, Felipe Boldo Martins, Carolina Laurenti,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O projeto de extensão “Educação ecológica, desenvolvimento regional e cidadania global: a conservação de riachos urbanos da região metropolitana de Maringá” é um trabalho interdisciplinar, cujo objetivo era sensibilizar a população e os futuros cidadãos sobre a necessidade da conservação dos riachos urbanos e fundos de vale. A execução do projeto se deu por meio de mostras científicas em escolas da região metropolitana de Maringá e contou com a participação de diversas áreas do conhecimento, como biologia, psicologia, geografia e artes cênicas. A psicologia analisou a efetividade das atividades realizadas nas escolas e indicou que a proposta de educação ambiental estava mais voltada para a dimensão comportamental do “dizer” que do “fazer”. A análise psicológica propôs, então, algumas mudanças no projeto de modo que os alunos não só falassem (“dizer”) sobre a preservação do meio ambiente, mas que também emitissem comportamentos (“fazer”) tidos como pró-ambientais.

Referência(s)