Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Repensando as infâncias das crianças negras: notas afroperspectivistas e introdutórias a partir do Sopapinho Poético

2020; Volume: 3; Issue: 9 Linguagem: Português

10.31560/2595-3206.2020.9.10442

ISSN

2595-3206

Autores

Liziane Guedes da Silva, Renato Noguera,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Neste artigo realizamos uma discussão a respeito dos lugares das crianças negras nas pesquisas acadêmicas, a partir de uma revisão bibliográfica e de uma discussão teórico-conceitual. Este estudo parte de uma significativa ausência das crianças negras nas discussões sobre infâncias ou da sua presença circunscrita pelo racismo. Apresentamos parte do material produzido em minha pesquisa de graduação em psicologia, a partir do Sarau Sopapo Poético em Porto Alegre/RS, trazendo as experiências das crianças participantes do Sopapinho Poético para interrogar as experiências que costumam ser atribuídas às crianças negras nos estudos. Em diálogo com a Filosofia Afroperspectivista, a partir de sua ética policêntrica e pluralista, problematizamos a concepção dos saberes universais e salientamos a potência contida nas infâncias, principalmente das crianças negras, a partir suas várias formas de compreender o mundo. Com as experiências percebidas a partir do Sopapinho Poético, perguntamos: é possível pensar na ideia de uma escola-sarau? Sobretudo no que tange aos efeitos potentes às crianças de perceberem-se como negras a partir de referências pluriversais e positivas, em resistência e apesar do racismo da sociedade brasileira.

Referência(s)