
Rosa de Hiroshima na voz e no corpo de Ney Matogrosso
2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.157134
ISSN2594-9632
AutoresJoão Victor Medeiros Barbosa, Kamilla Maria Medeiros Barbosa,
Tópico(s)Aviation History and Innovations
ResumoO presente trabalho analisa duas realizações de montagens performáticas de Ney Matogrosso distintas entre si da mesma canção, A Rosa de Hiroshima, composta a partir do poema de Vinícius de Moraes. Aborda-se a trajetória artística de Ney Matogrosso a partir da construção de sua autonomia enquanto artista em dois momentos: no grupo Secos e Molhados e após, em sua carreira solo, no show Olhos de Farol, no período de 1973 e 1999, momentos em que realiza sua composição em performance do poema A Rosa de Hiroshima. Observam-se traços peculiares de sua identidade artística em um diálogo entre alguns prismas teóricos sobre a performance e o contexto das suas duas composições, buscando analisar as nuances do movimento do corpo, e sua influência na ressignificação do poema, em cada uma das versões compostas pelo artista.
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