Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Rosa de Hiroshima na voz e no corpo de Ney Matogrosso

2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.157134

ISSN

2594-9632

Autores

João Victor Medeiros Barbosa, Kamilla Maria Medeiros Barbosa,

Tópico(s)

Aviation History and Innovations

Resumo

O presente trabalho analisa duas realizações de montagens performáticas de Ney Matogrosso distintas entre si da mesma canção, A Rosa de Hiroshima, composta a partir do poema de Vinícius de Moraes. Aborda-se a trajetória artística de Ney Matogrosso a partir da construção de sua autonomia enquanto artista em dois momentos: no grupo Secos e Molhados e após, em sua carreira solo, no show Olhos de Farol, no período de 1973 e 1999, momentos em que realiza sua composição em performance do poema A Rosa de Hiroshima. Observam-se traços peculiares de sua identidade artística em um diálogo entre alguns prismas teóricos sobre a performance e o contexto das suas duas composições, buscando analisar as nuances do movimento do corpo, e sua influência na ressignificação do poema, em cada uma das versões compostas pelo artista.

Referência(s)