
A forma-escola inovadora
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 58; Issue: 58 Linguagem: Português
10.21680/1981-1802.2020v58n58id21865
ISSN1981-1802
AutoresAntônia Regina Gomes Neves, Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia, Elí Terezinha Henn Fabris,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste artigo apresenta resultados de um estudo sobre escolas inovadoras, com vistas a investigar e problematizar os deslocamentos do que Jacques Rancière (1988) nomeia de “forma-escola”, descrevendo e analisando como esse conceito opera em tais escolas. O material empírico foi constituído por 12 episódios de documentários da série Destino Educação: Escolas Inovadoras, produzida pelo Canal Futura. A metodologia utilizada foi análise de discurso, em uma perspectiva foucaultiana. Utilizaram-se as teorizações sobre formação de professores, inovação e estudos foucaultianos. Identificamos que as escolas analisadas mantêm, ainda que de forma profanada (LARROSA, 2017), os cinco elementos da “forma-escola” (tempo, espaço, materiais, atividades e sujeitos), com diferentes ênfases e de diferentes modos. Os elementos da “forma-escola” estão presentes nas escolas inovadoras e que essa forma profanada é o que constitui a forma-escola inovadora.
Referência(s)