Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Prática como lócus de Produção de Saberes: vozes de professores sobre formação inicial e práticas escolares cotidianas

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.25053/redufor.v6i16jan/abr.2885

ISSN

2448-3583

Autores

Sônia Maria Soares de Oliveira, Fátima Maria Leitão Araújo, Carlos Diogo Mendonça da Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente artigo é um excerto de uma pesquisa mais ampla, na qual investigamos os saberes e práticas de professores da educação básica. A escrita foca a prática docente, entendendo-a como lócus importante de produção e ressignificação de saberes. Analisamos a complexidade dos saberes da prática professoral e como o cotidiano forja tais saberes. Neste sentido, as reflexões que trazemos nesta escrita, vão ao encontro da perspectiva que vê a docência como uma prática profissional situada, sendo o professor um sujeito ativo e que ressignifica e intervém nos fazeres de sua profissão. Por meio de depoimentos de professores de História do ensino médio público da cidade de Maranguape, no estado do Ceará, foi possível aferir que o fazer diário do ofício docente constitui lócus de formação incontestável para a definição da identidade profissional docente, revelando as lacunas deixadas pela formação inicial, mostrando, assim, o caráter formador da prática do ato de ensinar.

Referência(s)