Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Composição de interface com etnomusicologia: uma perspectiva materializada em 5 obras contemporâneas

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5965/2525530405012020463

ISSN

2525-5304

Autores

Vinicius Borges Amaro,

Tópico(s)

Diverse Musicological Studies

Resumo

Este trabalho apresenta discussões acerca do processo composicional de cinco obras compostas a partir de uma perspectiva de interface entre composição e etnomusicologia, centrada numa pesquisa cujo objetivo se estabelece como um estudo da música de candomblé ligado às noções compositivas impressas em seus processos rítmicos. Buscando um suporte em teorias do ritmo (COOPER; MEYER, 1960; KRAMER, 1988; HESTY, 1997), na literatura sobre música de candomblé e música africana (LÜHNING, 1990; KUBIK, 2010; BRANDA LACERDA, 2014; AGAWU, 2016), e por meio de um estudo etnográfico, cinco processos rítmicos foram identificados, conceitualizados e exemplificados: 1) ressignificação rítmica; 2) dissociação rítmica, 3) sintonização rítmica; 4) suspensão rítmica e 5) sublimação rítmica. Estes são problematizados na produção artística em questão, através de um impulso adaptativo relativo ao abrangente imaginário da música de concerto contemporânea, em suas dimensões temporais, texturais, gestuais e formais

Referência(s)