Efeitos de intervenção educativa no conhecimento de escolares sobre aleitamento materno
2020; Volume: 10; Issue: 57 Linguagem: Português
10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3705-3716
ISSN2675-0244
AutoresMíria Kayny da Silva Leão, Maurilo de Sousa Franco, Gyzelda de Barros Sousa, Roseanne de Sousa Nobre, Hiugo Santos do Vale, Luísa Helena de Oliveira Lima,
Tópico(s)Public Health and Nutrition
ResumoObjetivo: Comparar o conhecimento de escolares sobre aleitamento materno, antes e após intervenção educativa. Método: estudo comparativo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no período de março a outubro de 2018 em escolas públicas municipais em um município piauiense com 24 escolares de 7 a 9 anos. Nesse estudo, foi realizado um pré-teste que avaliou o conhecimento de escolares, uma intervenção educativa com uso da história em quadrinhos impressa e jogo educativo. Após intervenção, aplicou-se pós-teste seguindo-se de análise comparativa do conhecimento em relação ao aleitamento materno. Resultados: do total de entrevistados no pré-teste, 12 obtiveram conhecimento insuficiente, 3 obtiveram bom conhecimento e nenhum alcançou o conhecimento ótimo. Após a intervenção educativa, constatou-se que nenhum escolar obteve conhecimento insuficiente e 19 escolares foram classificados com conhecimento bom. Conclusão: Foi possível observar uma melhora nos níveis de conhecimento após a intervenção educativa.
Referência(s)