Engenharia Didática (ED): análises preliminares e a priori para a equação diferencial de Claireaut
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1981-1322.2020.e73690
ISSN1981-1322
Autores Tópico(s)Mathematics Education and Teaching Techniques
ResumoO estudo da teoria das equações diferenciais ordinárias está presente em vários cursos de graduação em Matemática no Brasil. A despeito do interesse desenvolvido pelos didatas franceses atentos ao seu ensino e aprendizagem, consta-se que muitos dos entraves registrados ainda consubstanciam uma situação que torna indefectível uma abordagem ortodoxa no “lócus” acadêmico. Diante dessa problemática, este trabalho apresenta, descreve e postula, do ponto de vista conceitual e teórico, elementos aplicáveis e reprodutíveis para o ensino da equação de Claireaut. Nele se discute as análises preliminares e “a priori”, previstas pela Engenharia Didática. O modelo de Claireaut é interessante por possibilitar a utilização do software GeoGebra para explorar propriedades qualitativas das soluções com ênfase na visualização.
Referência(s)