
Metacognição e seus 50 anos: uma breve história da evolução do conceito
2020; Linguagem: Português
10.15536/reducarmais.4.2020.2063
ISSN2237-9185
AutoresCleci Teresinha Werner da Rosa, Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Marinez Meneghello Passos, Sérgio de Mello Arruda,
Tópico(s)E-Learning and Knowledge Management
ResumoOs estudos em metacognição avançaram nas últimas décadas, todavia, ainda não há um corpo teórico amplo capaz de abarcar as especificidades possíveis de serem estabelecidas. Essa constatação nos levou a realizar um breve histórico da introdução do termo “metacognição”, apresentando uma possibilidade para delimitar sua utilização vinculada às intervenções didáticas no campo educacional. Para isso, texto discute a origem do termo; aponta uma possível instituição de componentes para sua conceitualização a partir de entendimentos consensuais; elabora um mapa dos domínios metacognitivos e assume a reflexão metacognitiva como a expressão que interliga os componentes metacognitivos.
Referência(s)