Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Metacognição e seus 50 anos: uma breve história da evolução do conceito

2020; Linguagem: Português

10.15536/reducarmais.4.2020.2063

ISSN

2237-9185

Autores

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Marinez Meneghello Passos, Sérgio de Mello Arruda,

Tópico(s)

E-Learning and Knowledge Management

Resumo

Os estudos em metacognição avançaram nas últimas décadas, todavia, ainda não há um corpo teórico amplo capaz de abarcar as especificidades possíveis de serem estabelecidas. Essa constatação nos levou a realizar um breve histórico da introdução do termo “metacognição”, apresentando uma possibilidade para delimitar sua utilização vinculada às intervenções didáticas no campo educacional. Para isso, texto discute a origem do termo; aponta uma possível instituição de componentes para sua conceitualização a partir de entendimentos consensuais; elabora um mapa dos domínios metacognitivos e assume a reflexão metacognitiva como a expressão que interliga os componentes metacognitivos.

Referência(s)