“Diferença entre quadrados” no Teorema de Pitágoras
2020; Linguagem: Português
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/matematica/teorema-de-pitagoras
ISSN2448-0959
AutoresElias Pereira De Souza Júnior,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente artigo visa mostrar aplicações do conteúdo do Teorema de Pitágoras na construção do conhecimento na sala de aula, tendo como foco uma técnica algébrica para a “diferença entre quadrados”. Primeiramente, o trabalho explora a introdução e aplicação do Teorema de Pitágoras como um novo conteúdo de sala de aula dentro um exemplo contextualizado. Por conseguinte, o Teorema foi demonstrado pelo professor, e os alunos são levados a questionarem e raciocinarem métodos alternativos de se obterem resultados além do clássico Teorema de Pitágoras demonstrado. Logo, alguns métodos começaram a surgir, possibilidades de resoluções para o exemplo inicial, umas dessas formas foi a noção geométrica do Teorema, no entanto, os alunos continuaram as investigações. A parte crucial da aula foi o raciocínio do procedimento algébrico que chamou atenção de forma diferenciada durante as investigações dos alunos, foi a “diferença entre quadrados” como uma solução para o Teorema dentro do conjunto dos números naturais, visto que, nem todos os conjuntos numéricos atenderam a relação. E neste ponto criam-se reflexões para os alunos de como se pode explorar a matemática e investigá-la de diversas formas, pois a intenção foi explorar as diversidades da matemática e aguçar a sensibilidade dos alunos para fazerem novas descobertas. O Teorema de Pitágoras é muito conhecido e aplicado, pode ser facilmente encontrado em diversas literaturas matemáticas, mas, fazer com que os alunos transcendam fórmulas e procedimentos é ensinar a pensar.
Referência(s)