REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES SOBRE SEU TRABALHO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC)
2020; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36524/profept.v4i2.616
ISSN2594-4827
AutoresAline Cappelletti Tavares, Rita de Cássia Pereira Lima,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO estudo objetivou investigar representações sociais de docentes sobre o trabalho que exerciam no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em 2016. Baseou-se na Teoria das Representações Sociais (TRS), aproximando-a da abordagem (auto)biográfica. Foi realizado em uma universidade do Rio de Janeiro, com oito docentes dos cursos de Massoterapia, Segurança do Trabalho, Estética e Farmácia. Entrevistas semiestruturadas foram analisadas com apoio da análise de conteúdo, que orientou a construção de narrativas individuais e reflexões sobre metáforas para compreender significados compartilhados pelo grupo. A metáfora de uma planta em crescimento coordenou o discurso do grupo, significada na ideia de “ter jogo de cintura” e “sair da caixinha” para fazer esse trabalho.
Referência(s)