Suspensão do espaço-tempo no conto “Morangos mofados”, de Caio Fernando Abreu
2020; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Inglês
ISSN
2177-3807
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoA crise na literatura nao e lugar de situacao insoluvel. E, antes, um estado de desequilibrio necessario para que uma obra seja uma obra. Um terreno ou interregno onde os pes nao pisam o chao e o abismo convida a um mergulho que nao precisa ter fim. Alias, a queda parece ser o mais interessante do que a chegada ao fundo. E nesse entremeio de espaco e tempo, abismo e esquecimento, que “Morangos mofados”, do escritor Caio Fernando Abreu, se nos apresenta como obra inacabada e lugar de passagem. Esperamos, portanto, neste artigo discutir aspectos do conto homonimo a obra e de como Abreu desencadeia frenetica e desmesuradamente um eu afetado, e rege com maestria uma trama narrativo-musical, cujo andamento segue o ritmo de emocoes construidas as vezes com lucidez delirante; outras, com monologos subliminares, que revela um narrador que mescla simultaneamente protagonista, personagens e narratario. Assim, nosso olhar recebe a luz de Blanchot (2005), Benjamin (1994), Rosenfeld (1996), Agamben (2007), Bakhtin (2011) e Reis (2018) e busca compreender a crise da narrativa como travessia que nao se completa, como leitura que expande sentidos, sem nunca se fechar. The crisis in literature is not a place of insoluble situation. It is rather a state of imbalance necessary for a work to be a work. A terrain or interregnum where the feet do not tread the ground and the abyss invites a dive that does not have to end. In fact, the fall seems to be more interesting than the arrival at the bottom. It is in this intersection of space and time, abyss and oblivion, that “Morangos mofados”, by the writer Caio Fernando Abreu, presents us as an unfinished work and place of passage. We hope, therefore, in this article to discuss aspects of the homonym tale to the work and of how Abreu frantically and exaggeratedly triggers an affected self, and rules masterfully a narrative-musical plot, whose progress follows the rhythm of emotions sometimes constructed with delirious lucidity; others, with sublime monologues, which reveals a narrator who mixes simultaneously protagonist, characters and narratary. Thus, our view receives the light of Blanchot (2005), Benjamin (1994), Rosenfeld (1996), Agamben (2007), Bakhtin (2011) and Reis (2018) and seeks to understand the crisis of the narrative as a crossing that is not complete, as reading that expands without ever closing.
Referência(s)