Artigo Produção Nacional

Avaliação da Distribuição de Focos de Calor às Margens de Rodovias Federais no Estado do Ceará/Brasil

2020; Sociedade Brasileira de Meteorologia; Volume: 35; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/0102-7786353008

ISSN

1982-4351

Autores

Davi Teixeira Gomes, Meiry Sayuri Sakamoto, Antônio Elder Ferreira da Silva,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

Resumo O objetivo deste trabalho é avaliar a distribuição dos focos de calor no entorno de rodovias federais no estado do Ceará/Brasil. A análise foi realizada a partir de dados de focos de calor gerados por satélite e de dados meteorológicos coletados entre 2002 a 2018. Os resultados mostram que os focos de calor no estado concentram-se no segundo semestre do ano, com 87% dos focos sendo registrados entre os meses de setembro e dezembro. A relação entre a precipitação anual e a incidência de focos de calor não é direta, ou seja, anos mais secos, não apresentam, necessariamente, maior quantidade de focos de calor. No período analisado, em anos com maiores índices pluviométricos, observou-se maior número de focos de calor. Estima-se que a causa esteja relacionada com maior disponibilidade de vegetação para queima, bem como a realização de queimadas para o preparo das terras para plantio. Em média, 7% do total dos focos de calor no estado encontram-se no entorno das rodovias. Nos anos analisados, esse percentual variou entre 5% a 12%. Nas três rodovias estudadas (BR 020, BR 116 e BR 222) foram identificadas as áreas com maior risco a incêndios florestais. Os dados meteorológicos e a análise dos resultados do índice de risco de incêndio de Angstron confirmam que o segundo semestre é o período que apresenta condições atmosféricas favoráveis a ignição e propagação rápida de incêndios em vegetação, principalmente no interior do estado. O litoral, por influência da maritimidade e de regime de chuvas mais prolongado, não apresentou alto índice de risco de incêndio. Os resultados poderão subsidiar o planejamento de prevenção e mitigação de desastres envolvendo a dinâmica dos transportes e dos incêndios florestais.

Referência(s)