Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Charges em educação ambiental: um estudo de campo com alunos do ensino médio

2021; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2238-5533

Autores

Valéria Ghisloti Iared, Rafael Margatto Aloisio,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Com o intuito de identificar as potencialidades das charges como recurso didatico em educacao ambiental, a pesquisa foi realizada em uma turma de 18 alunos do terceiro ano do ensino medio, aplicando tres diferentes tecnicas de coleta de dados para constituir o corpus de analise: diario de campo, producao de charges e um questionario sobre o uso das charges. A partir da analise dos resultados, emergiram tres categorias: potencial de ancoramento, potencial da abordagem complexa e o potencial de sensibilizacao. As categorias se apresentaram condizentes com os principios da educacao ambiental descritas no Tratado de Educacao Ambiental para Sociedades Sustentaveis e Responsabilidade Global.

Referência(s)