
As agressões do aluno ao professor: cenários e possibilidades de intervenção na escola
2020; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4013/edu.2020.241.33
ISSN2177-6210
AutoresTelma Pileggi Vinha, César Nunes,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoAtualmente, têm gerado consternação as frequentes notícias na mídia e redes sociais de situações em que os professores são vítimas da violência causada por estudantes. O presente ensaio tem como objetivo analisar pesquisas sobre a violência do aluno contra o professor e apresentar possibilidades de intervenções na escola, com propostas coordenadas para minimizar e prevenir esse tipo de violência. Serão abordados estudos sobre esse fenômeno, no Brasil e na rede estadual de São Paulo, defendendo a tese de que a maneira como são elaborados e a forma como a mídia os tem apresentado promovem a percepção de um problema de dimensão mais ampla do que realmente ocorre. Com isso, agravam os sentimentos de insegurança e medo, acarretando pressão social por soluções imediatistas e medidas repressivas na escola. Serão também focalizados procedimentos pedagógicos que atuam de maneira preventiva e promotora de habilidades necessárias para que o jovem consiga lidar com os conflitos de modo mais construtivo.
Referência(s)