Artigo Produção Nacional

O Teatro São Pedro de Alcântara, Maria Baderna e algumas memórias do Rio de Janeiro do século XIX

2011; Institute for Operations Research and the Management Sciences; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1526-551X

Autores

Robson Dutra, Vera Aragão,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O objetivo deste artigo e apresentar o Teatro Sao Pedro de Alcântara, construido no Rio de Janeiro, no seculo XIX, numa epoca de transformacoes que alteraram significantemente a paisagem da cidade na tentativa de aproxima-la do padrao europeu. Foi nele que se apresentou Maria Baderna, bailarina italiana que, com sua arte e performance revolucionarias, impulsionou o ballet no Brasil para, subvertendo os padroes da epoca, aproximar-se de ritmos populares brasileiros atraves da danca. Desse modo, pretendemos analisar este teatro a luz dos conceitos propostos por Jacques Le Goff e Pierre Nora, respectivamente, como monumento e lugar de memoria inseridos no ideal de progresso e civilizacao requerido para atender ao que se pretendia para a cidade. Consideraremos, igualmente, a ambiguidade inerente a Baderna que, ao oscilar entre o erudito e o popular, aos olhos da sociedade oitocentista, transitou entre bailarina e dancarina, ou seja, entre o sagrado e o profano.

Referência(s)