Artigo Produção Nacional

A Sagração da Primavera – A Construção da Dança na Era Moderna

2015; Institute for Operations Research and the Management Sciences; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1526-551X

Autores

Vera Sanchez,

Tópico(s)

Theatre and Performance Studies

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal mostrar a radicalidade revolucionaria de A Sagracao da Primavera tanto no ineditismo da coreografia de Vaslav Nijinsky quanto na musica inovadora de Igor Stravinsky, composta especialmente para a companhia Ballets Russes de Serge Diaghilev, no inicio do seculo xx. Defendemos a ideia de que, ao subverter a estetica da danca cenica ocidental e o plano tradicional de uma partitura, a obra deu origem ao Modernismo. Seu libreto trata de homens e mulheres de comunidades tribais da Russia pre-crista manifestando-se em dancas ritualisticas para louvar a estacao que se aproxima, a primavera. Na floresta, o silencio e a escuridao antecipam a explosao do que vira; dentre as jovens que ali estao, uma virgem devera ser escolhida e sacrificada aos deuses em troca da fertilidade da terra. Apesar do tema aparentemente simples, a obra se contrapos a tudo o que havia sido feito ate entao. Analisar seus aspectos inovadores e, pois, o cerne deste trabalho.

Referência(s)