
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFS: DA TEORIA À PRÁTICA
2020; Volume: 15; Issue: 36 Linguagem: Português
10.17648/educare.v15i36.25716
ISSN1981-4712
AutoresVitória Karolina Costa Freitas, Verônica dos Reis Mariano Souza, Priscila Dantas Fernandes,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNeste trabalho analisamos a relação entre a teoria e a prática na formação em Alfabetização de alunos concludentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e de professores do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de São Cristóvão (SE). Realizamos uma pesquisa descritiva mediante observação participante e aplicação de questionários. A alfabetização se configura como componente basilar na formação inicial de professores para atuação com crianças, jovens e adultos. Aferimos que a formação inicial do Curso de Pedagogia da UFS estabelecia relação direta dos fundamentos teóricos da Alfabetização com a prática escolar e percebemos também que há uma necessidade de haver mais disciplinas relacionadas ao processo de Alfabetização, tendo em vista que só há duas.
Referência(s)