Artigo Produção Nacional

ENSINO HÍBRIDO E AS POTENCIALIDADES DO MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES PARA ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA / HYBRID EDUCATION AND THE POTENTIALITIES OF THE STATION ROTATION MODEL TO TEACH AND LEARN SCIENCE AND BIOLOGY IN BASIC EDUCATION

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 10 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n10-149

ISSN

2525-8761

Autores

Elaine Fernanda dos Santos, Mariana Felix Santos, Antônio Gomes Neto, Sindiany Suelen Caduda dos Santos,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

A educacao e hibrida e as Tecnologias Digitais da Informacao e Comunicacao estao imersas na escola. Nesse sentido, e possivel ensinar e aprender ciencias e biologia de modo que alunos sejam protagonistas do seu proprio aprendizado e professores sejam mediadores do processo. Este artigo propoe avaliar as potencialidades do modelo hibrido rotacao por estacoes para aprendizagem de ensino de ciencias e biologia. A pesquisa qualitativa foi realizada em duas escolas publicas de Sergipe, no 7o ano do ensino fundamental e 1a ano do ensino medio; a coleta de dados foi obtida atraves das atividades relizadas e da observacao sistematica de principios da aprendizagem ativa; e a analise de dados foi feita a partir da analise do conteudo. Os resultados apontam a importância do ensino hibrido evidenciando de que maneira as estacoes proporcionaram foco na aprendizagem e participacao; engajamento; contextualizacao do conteudo e leitura de mundo; interacao e divisao de tarefas entre os estudantes. E de se esperar que a partir de trabalhos como este, novas praticas de ensino de ciencias e biologia sejam estimuladas a partir da utilizacao de modelos hibridos e da aprendizagem personalizada e colaborativa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX