Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Performance Financeira de Aeroportos Concedidos de um País Hipotético

2020; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5020/2318-0722.2020.26.2.10852

ISSN

1414-0896

Autores

Carlos Henrique Rocha, Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este caso de ensino possibilita aos estudantes do curso de graduação em Administração entender o funcionamento prático da definição de lucro anual uniforme e de dois conceitos derivados dele. O primeiro é o cálculo do superávit ou déficit acumulado em uma data futura de um projeto, e o outro é o cômputo da necessidade futura de caixa entre dois anos de execução do projeto. O caso deve ser utilizado como material didático suplementar nas disciplinas de Engenharia Econômica, Avaliação Econômica de Projetos, Avaliação de Projetos de Investimentos, ou disciplinas afins. É requerido que os estudantes tenham conhecimentos de matemática financeira e conheçam o conceito de lucro anual uniforme. O estudo de caso diz respeito a dois aeroportos concedidos no último dia útil de dezembro de 2013 de um país fictício, sendo um localizado na capital do país e o outro, no Sul do país. O quadro financeiro dos dois aeroportos era desfavorável. O diretor Fernandez da agência reguladora desse país pediu para um especialista em regulação da agência que avaliasse o déficit acumulado dos aeroportos em 2018 e a necessidade de caixa extra de 2019 até o vencimento dos contratos de concessão. O especialista Marcus R. Fortes concluiu que o déficit do aeroporto da capital, em 2018, é de $ 349,1 milhões e a necessidade adicional de caixa é de $ 16 milhões/ano. O saldo negativo do aeroporto do Sul, em 2018, é de $ 96 milhões e a necessidade extra de caixa é de $ 4,4 milhões/ano.

Referência(s)