Artigo Acesso aberto

OS CONTOS CEDRAZIANOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

2020; Linguagem: Português

10.29380/2020.14.04.05

ISSN

1982-3657

Autores

PRISCILA RAIANE DA SILVA BARBOSA, Mirtes Ribeiro de Lira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Compreendendo a diversidade social e a complexidade que a estrutura, a educacao escolar contemporânea deve promover um ensino baseado na compreensao dessa realidade e do papel relevante dos discentes enquanto sujeitos autonomos, criticos e ativos diante desse contexto. Assim, este artigo tem como objetivo analisar os contos maravilhosos, produzidos por Antonio Cedraz, como um recurso pedagogico tendo as questoes sociais e culturais condutoras para o processo de ensino-aprendizagem em varias areas de conhecimento. A pesquisa tem como abordagem qualitativa do tipo documental, tendo como principais referenciais teoricos os estudos de Chiampi (2015), Gotlib (1990), Libâneo (2013). Este estudo aponta os contos maravilhosos pertencentes a colecao “historias fantasticas” como recurso pedagogico capaz de auxiliar uma pratica coerente e uma aprendizagem condizente com as demandas produzidas pelo contexto atual.

Referência(s)