Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação e brasilidade: a política de nacionalização getulista no contexto escolar em Lajeado, Rio Grande do Sul (1939-1943)

2020; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/10.4025/rbhe.v20.2020.e127

ISSN

2238-0094

Autores

Tiago Weizenmann,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Durante o Estado Novo (1937-1945), a política de nacionalização tornou-se uma das principais estratégias governamentais para a promoção de uma cultura cívico-patriótica no Brasil, direcionada, sobretudo, às regiões marcadas pela presença de grupos étnicos europeus e seus descendentes, a exemplo dos teuto-brasileiros no Rio Grande do Sul. Assim, o artigo analisa elementos que correspondem aos ímpetos nacionalizadores em uma escola do município de Lajeado/RS, entre 1939 e 1943, valendo-se de fontes documentais como atas, correspondências oficiais e preleções redigidas para horas cívicas, que permitem compreender, no âmbito escolar, traços do imaginário social, relacionados à nacionalidade brasileira.

Referência(s)