
Recomendações Teóricas de um Jogo Matemático Desenvolvido a Partir do Conceito Intuitivo de um Terno Pitagórico
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS; Volume: 5; Issue: 4 Linguagem: Português
10.17648/diversitas-journal-v5i4-1279
ISSN2525-5215
AutoresEdel Guilherme Silva Pontes, Édel Alexandre Silva Pontes, Luciano Martins da Silva, Robespierre Cocker Gomes da Silva, Janaina Rodrigues de Miranda, Janaíne Ferreira dos Santos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoRESUMO: A matemática no ensino fundamental ocasiona todo um alicerce de conhecimentos que o educando necessitará para ampliar contextos mais abstratos, estabelecendo competências e habilidades necessárias para raciocinar e pensar matematicamente. Os jogos matemáticos têm sido uma ferramenta imprescindível para minimizar essas distorções entre a teoria e a prática no aprendizado de matemática. Este estudo, realizado em 2019, objetivou apresentar um jogo de memória formado por ternos Pitagóricos, pertencente a um kit de jogos matemáticos produzidos pelo grupo de pesquisa GALC – Geometria, Álgebra, Combinatória e Lógica. Metodologicamente, a proposta visa propor esse jogo como uma alternativa na prática educativa no processo ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. A utilização de novas metodologias para o ato de aprender e ensinar matemática tem fortalecido a criatividade do aluno na educação básica, estimulando professores a realinhar toda sua prática pedagógica em prol de um ensino de matemática mais motivador e atual. PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem de matemática. Jogo matemático. Terno Pitagórico.
Referência(s)