
ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA/ TEACHING AND LEARNING IN TIMES OF THE COVID-19 PANDEMIC: EXPERIENCE REPORT
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 10 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n10-528
ISSN2525-8761
AutoresJúlia Freitas Gomes, Júlia Gobi de Azevedo, Laura Maiolini Jambelli, Larissa Sales Martins Baquião, Jossimara Polettini, Glilciane Morceli,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoEm dezembro de 2019, em Wuhan, China, um grupo de pacientes com pneumonia de origem desconhecida relacionadas à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) revelou um novo vírus da família Coronavírus, identificado como SARS-CoV-2 ( Severe Acute Respiratory Syndrome CoronaVirus 2 ), e a doença foi denominada de COVID-19. Considerando que não há tratamento especificamente aprovado para pessoas com a COVID-19, no momento, as orientações clínicas são de prevenção. A ação objetivou aprofundar o conhecimento dos estudantes de enfermagem em relação à pandemia e realizar ações de prevenção na comunidade, através da construção de cartazes educativos para o combate à COVID-19. Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no período entre abril e junho de 2020. Durante o período houve a construção e divulgação de seis cartazes educativos. As atividades foram desenvolvidas em Universidade Estadual, localizada em município mineiro e envolveu 14 estudantes do primeiro período do curso de Graduação em Enfermagem e três docentes universitários. A divulgação dos cartazes foi por intermédio das redes sociais oficiais da Universidade. A participação de estudantes de enfermagem em projetos de extensão foi de destacada importância na formação profissional, assim como o estímulo para o desenvolvimento de ações educativas desde a fase inicial do curso.
Referência(s)