
CONTINUANDO O DEBATE SOBRE CUIDADO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/tpe.v23i1.49985
ISSN2237-8707
AutoresKátia de Souza Amorim, Angela Maria Barreto, Maria de Fátima Cardoso Gomes, Alice de Paiva Macário, Vanessa Ferraz Almeida Neves, Zilma Maria Ramos Oliveira, Maria Clotilde T. Rossetti-Ferreira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste artigo, analisam-se pressupostos, argumentos e consequências de pontos de vista divergentes sobre o cuidado e educação das crianças até os três anos de idade em creches. São problematizadas as posições de Tunes e Prestes (2019) desfavoráveis à educação dessas crianças em instituições sociais, visão que buscam fundamentar nas ideias e conceitos da psicologia histórico-cultural de Vigotski. Aqui se propõe a tratar dos conflitos e confrontos em relação à maternidade, ao trabalho feminino e à educação das crianças pequenas, no contexto social contemporâneo; a comentar estudos sobre interações de bebês com mães, outros adultos e pares; a discutir diferentes compreensões sobre os conceitos de Vigotski, argumentando-se a favor do compartilhamento do cuidado e educação da criança pelas famílias e instituições de Educação Infantil de qualidade, em razão das possibilidades de desenvolvimento que oferecem às crianças e pelo papel que ocupam na diminuição das desigualdades educacionais, sociais, bem como raciais e de gênero.
Referência(s)