
As narrativas didáticas sobre o bandeirante: entre a mitologia bandeirante e a crítica histórica
2020; Volume: 2; Issue: 5 Linguagem: Português
10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.135156
ISSN2674-7758
AutoresAndressa da Silva Gonçalves, Mauro Cézar Coelho,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoOs livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) se constituem hoje como um dos instrumentos mais importantes para alunos e professores nas escolas públicas brasileiras, não obstante, também são aglutinadores de diversas esferas de conhecimento, interessa-nos para esta reflexão o saber histórico e a memória. Neste trabalho, procuramos verificar como estes dois campos se inserem na literatura didática, especificamente em relação à temática das Entradas e Bandeiras. Percebemos nos livros analisados uma complexa relação entre o saber de referência e a memória histórica, dimensionados em distintas camadas narrativas esses saberes veiculam diferentes interpretações sobre o mesmo processo histórico. Esta constatação revela a complexidade cultural do livro didático, que conjuga em si ecos da memória bandeirante e extratos da historiografia contemporânea.
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