
O centenário da independência brasileira em nossas escolas primárias
2020; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/10.4025/rbhe.v20.2020.e130
ISSN2238-0094
AutoresPatrícia Coelho da Costa, Jefferson Costa Soares,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO artigo propõe um estudo sobre como os inspetores de ensino, agentes do Estado, especialistas em ensino de história e historiadores pretenderam se apropriar das comemorações do centenário da independência brasileira para afirmar uma determinada visão deste fato histórico na escola primária. Por meio da análise documental da revista A Escola Primária, o tema foi tratado sob duas perspectivas. A primeira são as disputas historiográficas. A segunda é a dimensão pedagógica a partir do processo de transposição didática. Os resultados da pesquisa indicam os investimentos de especialistas na narrativa histórica escolar sobre a independência brasileira praticada no ensino primário, à medida que era importante via de consolidação da identidade nacional
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