Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O centenário da independência brasileira em nossas escolas primárias

2020; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/10.4025/rbhe.v20.2020.e130

ISSN

2238-0094

Autores

Patrícia Coelho da Costa, Jefferson Costa Soares,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O artigo propõe um estudo sobre como os inspetores de ensino, agentes do Estado, especialistas em ensino de história e historiadores pretenderam se apropriar das comemorações do centenário da independência brasileira para afirmar uma determinada visão deste fato histórico na escola primária. Por meio da análise documental da revista A Escola Primária, o tema foi tratado sob duas perspectivas. A primeira são as disputas historiográficas. A segunda é a dimensão pedagógica a partir do processo de transposição didática. Os resultados da pesquisa indicam os investimentos de especialistas na narrativa histórica escolar sobre a independência brasileira praticada no ensino primário, à medida que era importante via de consolidação da identidade nacional

Referência(s)