
Sports Tourism and the 9th International Marathon of Punta Del Este, Uruguay
2020; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18226/21789061.v12i3p616
ISSN2178-9061
AutoresLuciana Davi Traverso, Alisson Soares de Oliveira, Jéssica da Silva Maciel, Débora Bobsin,
Tópico(s)Adventure Sports and Sensation Seeking
ResumoRESUMO O turismo desportivo é um segmento da junção do mercado turístico e de desporto. Ambos têm crescido constantemente nos últimos trinta anos, decorrente da preocupação da população com a saúde e bem-estar, aliando o esporte ao lazer proporcionado pelas viagens. Os eventos desportivos atraem diversos turistas para a prática desportiva, tornando-os ativos nos destinos, e consumidores de produtos e serviços nos locais onde esses eventos ocorrem. O presente estudo teve por objetivo entender o comportamento de consumidor dos maratonistas enquanto turistas, e foi realizado durante a 9ª Maratona de Punta del Este. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório no qual foram aplicados 351 questionários. Os resultados da pesquisa reúnem características relacionadas ao perfil dos maratonistas e seu envolvimento com a atividade turística revelando aspectos significativos no que se refere a integração entre turismo e desporto e fornecendo informações pertinentes relacionadas a exploração turística nesse segmento. PALAVRAS-CHAVE Turismo Desportivo; Turismo de Eventos; Maratonas; 9ª Maratona Internacional de Punta del Este; Uruguai. ABSTRACT Sport tourism is a segment of the junction of the tourist and sports markets. Both have grown steadily in the last thirty years, due to the concern of the population with health and well-being, combining sport with leisure provided by travel. Sporting events attract many tourists to sports, making them active in destinations, and consumers of products and services where these events take place. This study aimed to understand the consumer behavior of marathon runners, and was conducted during the 9th Punta del Este Marathon. An exploratory study was conducted in which 351 questionnaires were applied. The research results gather characteristics related to the marathoners' profile and their involvement with the tourist activity revealing significant aspects regarding the integration between tourism and sport and providing pertinent information related to tourism exploration in this segment. KEYWORDS Sport Tourism; Event Tourism; Marathons; 9ª Maratona Internacional de Punta del Este; Uruguay. AUTORIA Luciana Davi Traverso – Doutora. Professora na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4939993298300369. E-mail: luciana.traverso@ufsm.br Alisson Soares de Oliveira – Tecnólogo em Gestão de Turismo, Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: soares.alisson@hotmail.com Jéssica da Silva Maciel – Bacharela. Mestranda em Administração Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9039042853180824 E-mail: jessicadsmaciel@gmail.com Debora Bobsin – Doutora. Professora na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9741757650191659 E-mail: deborabobsin@gmail.com REFERÊNCIAS Alves, A. M. P. (2010). Turismo Ativo: um produto do turismo desportivo . Dissertação, Mestrado de Atividade Física e Desporto, Universidade da Madeira, Funchal, Portugal. Link Candeias, J. (2012). Contribuição para o processo de decisão na gestão de grandes eventos desportivos: Análise do impacto econômico direto de dois eventos do programa Allgarve. Dissertação, Mestrado em Gestão Empresarial, Universidade Algarve, Algarve, Portugal. Link Carvalho, M., Sousa, M., Paipe, G., Bavaresco, G., & Felipe, J. (2018). Economic impact of the 11th Douro Valley Half Marathon. Physical Culture and Sport. Studies and Research, 78 (1), 41-49. Link Ciampicacigli, R., & Maresca, S. (2004). The melanguages between sport and tourism. Symphonya - Emerging Issues in Management, 2 (1), 73-79. Link Cortinhas, R. M. F. (2016). O desenvolvimento do turismo desportivo : o caso das provas da meia maratona e da maratona de Porto. 112f. Dissertação, Mestrado em Gestão das Organizações, Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, São Paulo, Brasil. Link Fonseca, J. S., & Martins, G. A. (1996). Curso de estatística . São Paulo: Atlas. Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa . São Paulo: Atlas. Carvalho, P. G. & Lourenço, R. (2009). Turismo de prática desportiva um segmento do mercado de turismo desportivo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 9 (2), 122-132. Link Maratona de Punta del Este (2016). Link Maraton de Punta del Este (2016). Link Michel, M. H. (2015). Metodologia e pesquisa cientifica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas. Nunes, P. A. C. (2010). O Turismo de Natureza como Polo de Atração Turística Complementar ao Prodgiluto Sol e Mar na Sub-região do Litoral Alentejano . Dissertação (Doutorado em Motricidade Humana na Especialidade de Ciências do Desporto) – Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. Link Percurso Maratona (2017). Link Punta del Este (2020). Website Link Ramos, M. P. (2013). Métodos quantitativos e pesquisa em ciências sociais: lógica e utilidade do uso da quantificação nas explicações dos fenômenos sociais. Mediações - Revista de Ciências Sociais, 18 (1), p. 55-65. Link Ribeiro, N. A. I. (2014). O turismo desportivo como estratégia de competitividade para destinos turísticos: o caso da região de Lisboa. 106f. Dissertação (Mestrado em Gestão) – Instituto Superior de Gestão, Lisboa, Portugal. Link Salvato, M. A., Ferreira, P. C. G., & Duarte, A. J. M. A. (2010). O Impacto da escolaridade sobre a distribuição de renda. Estudos Econômicos, 40 (4), 753-791. Link Souza, T. R. (9-10 de julho de 2010). Lazer e Turismo: Reflexões e suas Interfaces. VI Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul, RS. Link Temporini, E. D., & Piovesan. A. (1995). Pesquisa Exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista Saúde Pública, 29 (4), 318-325. Link Zouni, G., Markogiannaki, P., & Georgaki, I. (2020). A strategic tourism marketing framework for sports mega events: The case of Athens Classic (Authentic) Marathon. Tourism Economics , 1-16. Link PROCESSO EDITORIAL Recebido: 24 OUT 19; Aceito: 29 MAR 20.
Referência(s)