Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O escritor, o detetive e o Twine: a ficção interativa ao serviço da escrita criativa na aula de português língua estrangeira

2020; University of Coimbra; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14195/2182-8830_8-1_9

ISSN

2182-8830

Autores

José Carlos Dias,

Tópico(s)

Second Language Learning and Teaching

Resumo

Partindo dos princípios da metodologia da aprendizagem criativa, o presente estudo exploratório visou compreender as potencialidades e os desafios da escrita de ficção interativa com o programa Twine, em contexto de ensino/aprendizagem de português como língua estrangeira, com alunos do ensino superior. A elevada fluência da expressão escrita resultante do projeto, bem como a perceção positiva manifestada pelos aprendentes no que diz respeito ao prazer de escrita e à utilidade para a aprendizagem da língua são sinais positivos para o futuro do género interativo no ensino. Foi ainda possível identificar e analisar vários dos desafios associados com a didatização da escrita interativa em contexto de ensino, com vista à melhoria da prática docente e ao aumento da eficácia das aprendizagens.

Referência(s)