
EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: LINGUAGEM, PENSAMENTO E RELAÇÕES DE PODER
2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 6; Linguagem: Português
10.12957/riae.2020.51903
ISSN2359-6856
AutoresJéssika Figueredo Alves, Jacqueline de Souza Gomes,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoResumoEste artigo analisa os efeitos da pandemia de COVID-19 na educação de pessoas surdas no município de Santo Antônio de Pádua-RJ, considerando os enfrentamentos que subsistiam antes mesmo da suspensão das aulas presenciais, tais como o ouvintismo, a desvalorização da língua de sinais e o preconceito linguístico que reprova a expressão escrita da pessoa surda e o seu pensamento pautado em signos visuais. Através de estudo de caso, apresentamos as reformulações e tentativas adotadas pelas escolas públicas do município para dar sequência às atividades escolares, discutindo a realidade de alunos(as) surdos(as) matriculados(as) na rede e a atuação de intérpretes.
Referência(s)