Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Odontologia Legal e Forense na formação de estudantes de Odontologia: relato de experiência de projeto de ensino multidisciplinar

2020; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30979/rev.abeno.v20i2.952

ISSN

2595-0274

Autores

Rafaela Martins Felippe, Paulo Roberto dos Reis da Rosa, Carolina Schuster Ouriques, Mohammed Irfan, Luciana Domingues Conceição, Rafael Guerra Lund,

Tópico(s)

Forensic Anthropology and Bioarchaeology Studies

Resumo

Este artigo objetivou relatar a experiência de um projeto de ensino multidisciplinar de Odontologia Legal e Ciências Forenses, voltado aos estudantes universitários e à comunidade acadêmica em geral. O projeto, por meio de encontros quinzenais com minicursos, grupo de estudos de livros didáticos e artigos científicos, além de outras atividades, estimulou a discussão e o aprendizado dessas áreas temáticas que estão cada vez mais em foco. Com fins didáticos, foi montada uma sequência de assuntos de Odontologia Legal e Ciências Forenses, possibilitando aos estudantes a experiência da perícia criminal, a partir do contato com ensaios simples, cujos conceitos jurídicos e forenses envolvidos estão presentes no currículo vivenciado em diferentes cursos universitários. As palestras realizadas quinzenalmente possibilitaram ao público (graduandos e professores) a troca de conhecimento sobre as diferentes áreas que abrangiam o projeto. Os assuntos abordados nas palestras foram especialmente importantes nas áreas que englobam as Ciências Forenses, principalmente a Química Forense e a Odontologia. O projeto de ensino intitulado: “Odontologia Legal e Forense” pode exercer um papel fundamental na formação acadêmica, tanto de futuros cirurgiões-dentistas quanto de futuros peritos, possibilitando vasto conhecimento em diferentes áreas das Ciências Forenses.

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