Artigo Acesso aberto Produção Nacional

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM JOVENS E ADULTOS CAMPONESES: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA EM MARANHÃO, BRASIL

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/imagenseduc.v10i1.46525

ISSN

2179-8427

Autores

Gustavo Cunha de Araújo, Gilmar Ferreira Amorim,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A pesquisa tem como objetivo compreender como a história em quadrinhos pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem no que concerne a leitura e escrita de estudantes jovens e adultos do 8° e 9° anos de uma classe multisseriada do Ensino Fundamental, em uma Escola Municipal do Estado do Maranhão, Brasil. De abordagem qualitativa e de caráter descritivo e interpretativo, esta pesquisa utilizou como instrumentos metodológicos a observação direta das aulas de Arte e questionário semiestruturado aplicado a professores e estudantes da turma pesquisada de EJA numa escola do campo em Maranhão. Os resultados da pesquisa indicam que as histórias em quadrinhos podem ser importantes instrumentos metodológicos para o processo de ensino e aprendizagem desses educandos, no que se refere ao aprendizado da escrita e motivação para a leitura.

Referência(s)
Altmetric
PlumX