Carlos Alberto Soffredini e a legitimação do circo-teatro como importante tradição dramática brasileira

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 1; Issue: 34 Linguagem: Português

10.9771/r.v1i34.35186

ISSN

2175-814X

Autores

Maria Emília Tortorella Nogueira Pinto,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O dramaturgo e encenador santista Carlos Alberto Soffredini foi um nome importante dentro do contexto teatral brasileiro no que concerne a vertente de experimentacoes de estetica e linguagem a partir das teatralidades populares brasileiras – embora sua obra ainda nao tenha recebido a devida atencao por parte da classe artistica e academica da area. Este artigo visa apresentar brevemente o inicio dessas pesquisas e experimentacoes que Soffredini empreendeu a partir da linguagem do circo-teatro brasileiro. As informacoes e analises aqui presentes sao fruto de uma investigacao que abarcou pesquisa em acervos em busca de materiais primarios (fotos, noticias de jornal, programa do espetaculo etc.), entrevistas com artistas envolvidos na criacao e estudo bibliografico sobre o tema.

Referência(s)
Altmetric
PlumX