Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Caderno Educação em Direitos Humanos e governança: algumas similitudes com documentos da UNESCO e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 46; Linguagem: Português

10.1590/s1678-4634202046218507

ISSN

1678-4634

Autores

María José de Rezende,

Tópico(s)

Human Rights and Development

Resumo

Resumo O Caderno Educação em Direitos Humanos ( CEDH ) indica que confia nos processos de governança para solucionar uma parte expressiva dos problemas educacionais. Essa convicção é muito semelhante à que tem sido externada também por diversos organismos internacionais, lideranças políticas, governantes e organizações da sociedade civil. A esses agentes caberia a tarefa de compor uma rede de ações e de procedimentos para expandir uma forma de educação capaz de transformar as pessoas em sujeitos de direitos e em indivíduos dotados da capacidade de impulsionar mudanças expressivas em sua vida e na vida dos demais indivíduos que vivem ao seu redor. Por meio de uma pesquisa documental histórico-hermenêutica concluiu-se que as prescrições, postas no CEDH, para trabalhar os princípios que orientam as Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos , têm similaridades com as sugestões de geração de políticas de enlaçamento de diversos agentes, postas nos Relatórios do Desenvolvimento Humano do PNUD e nos Relatórios de Monitoramento Global das Metas de Educação para Todos , da UNESCO.

Referência(s)