Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Utilizando a Derivada para inferir sobre a velocidade de contaminação do novo Coronavírus: uma possibilidade para as aulas de Cálculo

2020; Volume: 2; Linguagem: Português

10.33532/revemop.e202021

ISSN

2596-0245

Autores

Rogério dos Santos Lobo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo foi motivado pelo questionamento dos estudantes acerca da curva de contaminação do novo coronavírus. Aproveitamos essa hesitação e fomos além: ao estimularmos os alunos em como encontrar a expressão matemática, que representava tal curva e a seguir levantamos a hipótese: por meio desta fórmula, poderíamos operar com a Derivada para inferir na velocidade de contaminação. Para respondermos a essas problemáticas, recorremos aos Registros de Representação Semiótica, Sentido Holístico da Derivada, Modelagem Matemática, Excel e o Geogebra. No trabalho, indicamos como operacionalizamos nosso referencial teórico-metodológico para atendermos as indagações. A união dos dados, noticiados pelos veículos de comunicação à sala de aula, revelou que esta pesquisa poderá ser aproveitada como referência para possibilidades de intervenções pedagógicas nas aulas de cálculo diferencial; além disso, conseguimos empregar essa temática do artigo a diversas outras situações do cotidiano.

Referência(s)