Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DE LÍNGUA ESTRANGEIRA À LÍNGUA FRANCA E OS PARADOXOS IN-BETWEEN: (TENSIONANDO) O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA À LUZ DA BNCC

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 15; Issue: 5 Linguagem: Português

10.5380/rvx.v15i5.73397

ISSN

1980-0614

Autores

Juliana Silva Loyola Santana, Felipe Flores Kupske,

Tópico(s)

Historical Linguistics and Language Studies

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal investigar algumas mudanças na redação para o ensino da língua inglesa entre a segunda (2016) e a terceira versão (2018) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sem negar a importância da língua inglesa no currículo brasileiro e sempre considerando os avanços que a BNCC traz à tona em nosso contexto educacional, este trabalho apresenta uma leitura crítica da BNCC, tensionando não apenas a exclusão de outras línguas estrangeiras, como, também, alguns de seus índices mercadológicos e paradigmas em torno da fundamentação teórica e do currículo propostos para o inglês como língua franca (ILF).

Referência(s)