Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A educação em saúde como ferramenta no combate ao câncer de mama: relato de experiência

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 10 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i10.8912

ISSN

2525-3409

Autores

Paula Valéria Dias Pena Costa, Jéssica Maria Lins da Silva, Letícia Camargo da Silva, Samily Guimarães Rocha, Larisse Fayal da Costa, Monike Karina Macedo Soares, Silvia Renata Pereira dos Santos, Patrick da Costa Lima, Brena de Nazaré Barros Rodrigues, Malena da Silva Almeida, Jordan da Silva Soeiro, Luana Gomes de Lima Martins, Ana Carolina Santos dos Santos, Iasmim Ianne Sousa Tavares,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

No Brasil, o câncer de mama ocupa a segunda colocação no que tange as neoplasias do público feminino. As medidas preventivas incluem ações primárias e secundárias, sendo as primárias referentes a um estilo de vida saudável e as secundárias apresentam-se mais específicas, estando ligada ao autoexame, avaliações periódicas da mama e realização de exames específicos, visando o diagnóstico precoce e o aumento na chance de cura. Dessa forma, este estudo objetivou relatar uma ação de educação em saúde ocorrida no âmbito da atenção primária de saúde, cuja proposta perpassava pela prevenção do câncer de mama a partir do reconhecimento prévio de suas manifestações, bem como da manutenção de hábitos saudáveis, visando a promoção da saúde dessas mulheres. Este estudo caracteriza-se como descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, a partir da utilização da Teoria da Problematização fundamentada na metodologia do Arco de Charles Maguerez. Como principais resultados alcançados enfatiza-se que foi possível sensibilizar as mulheres sobre a importância do autocuidado adequado, além de oportunizar a participação ativa e ofertar um suporte adequado sobre os aspectos que permeiam a doença e suas chances de cura através do diagnóstico prévio. Ademais, conclui-se que a ação desenvolvida serviu como mecanismo consolidador dos aspectos que constituem a educação em saúde, reiterando a função fundamental da enfermagem no processo do cuidar.

Referência(s)
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