
"Historias da nossa terra"
2020; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/10.4025/rbhe.v20.2020.e128
ISSN2238-0094
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo apresenta um recorte de um estudo sobre livros escolares de leitura em circulação no Brasil nas primeiras décadas do período republicano. De modo específico, examinou-se o livro Historias da nossa terra, escrito por Julia Lopes de Almeida e publicado originalmente em 1907. O estudo orientou-se pela seguinte questão: de que modo Historias da nossa terra e inseriu na morfologia dos livros escolares de leitura, cuja materialidade e conteúdo veicularam um padrão cívico e patriótico referido à nação brasileira republicana? A fundamentação teórica ancorou-se em estudos da história da educação e da história cultural. O livro se alinhou aos livros escolares do período e contribuiu para a construção da nação brasileira por meio do impresso.
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