Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino e aprendizagem de viabilidade de parques eólicos utilizando smartphone e TAS

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 10 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i10.9309

ISSN

2525-3409

Autores

Ana Flávia Peixoto de Camargos, Efrem Ferreira, Gláucia do Carmo Xavier,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com objetivo de avaliar o ensino e aprendizagem de alunos sobre energia eólica e viabilidade de projetos, em cursos técnicos do ensino médio integrado, por meio da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. Foi utilizado um produto educacional para quantificar os resultados, no formato de um aplicativo para smartphone, o qual foi denominado de “Direct Wind”. Esse aplicativo tem como característica fornecer a viabilidade técnica e econômica de projetos de investimentos de parques eólicos no Brasil, a partir de dados técnicos e financeiros. Para a aplicação deste produto, foi realizado um Workshop com apresentação geral de temas técnicos, do aplicativo e de cálculos da viabilidade de projetos. Como resultados, constatou-se por meio de pesquisa junto aos alunos que a dinâmica permitiu que o aprendizado fosse significativo e edificou novos saberes. Concluiu-se que o produto educacional pode ser utilizado em sala de aula como uma ferramenta auxiliar de ensino e aprendizagem de energia eólica, ratificando a aplicabilidade da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel.

Referência(s)
Altmetric
PlumX