
A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NO BRASIL ENTRE A INDEPENDÊNCIA E O ATO ADICIONAL DE 1834
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/tpe.v23i1.46801
ISSN2237-8707
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoA temática da instrução primária na fase inicial da nação brasileira não tem sido devidamente estudada. De modo geral, os estudos têm feito referências a Lei de 15 de outubro de 1827 e ao processo de descentralização, promovido pelo Ato Adicional de 1834, passando a ideia de que as ações do Estado recaiam, basicamente sobre o ensino superior. O objetivo do presente texto é analisar as ações do Estado, visando organizar e difundir a instrução pública primária, no período. Diante das condições históricas da época, qual a importância da instrução? Que fatores favoreceram e/ou limitaram sua difusão? Para responder a esses questionamentos, fizemos uma análise interpretativa a partir da documentação de época e alguns estudos produzidos sobre a educação no período. Concluímos que a difusão da instrução pública primária encontrou inúmeras dificuldades de caráter econômico, social e humano, pois, ela ainda não se impunha como uma necessidade básica da população.
Referência(s)