
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): POSSIBILIDADES PARA O ENSINO (NÃO) PRESENCIAL DURANTE A PANDEMIA COVID-19
2020; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português
10.46616/rce.v4i8.123
ISSN2526-8716
AutoresEduarda Maria Schneider, Bruna Cristina Tomazini-Neto, Bárbara Grace Tobaldini de Lima, Silvana Aguero Nunes,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoA pandemia da Covid-19 vem deixando marcas complexas em todas as áreas da sociedade. No contexto educacional, com a suspensão das aulas em março, alunos, professores e as instituições de ensino precisaram encontrar outra forma de formação escolar. As aulas presenciais foram transferidas para espaços virtuais. Essa situação fez com que instituições elaborassem materiais com sugestões de tecnologias digitais que poderiam ser utilizadas por professores e alunos. Parte desse material tornou-se objeto desta investigação que objetivou identificar, descrever e problematizar quais e como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são indicadas para o ensino remoto. Orientadas pela Análise de Conteúdo Categorial, selecionamos entre Lives e Webinars, 12 materiais. A partir delas identificamos as TDIC citadas, que em seguida foram categorizadas em tecnologias para comunicação síncrona, assíncrona ou ambas. Das 80 diferentes tecnologias identificadas, elaboramos a descrição de 14 TDIC que podem ser utilizadas pelos professores e alunos de modo síncrono e assíncrono, apontamos suas finalidades e avançamos com reflexões para o contexto educacional. Mediante análise, reforçamos que as TDIC apresentam características que podem auxiliar no trabalho interativo e participativo dos alunos, mas que também requer uma responsabilidade sobre o modo de ser “aluno e professor” frentes a essas tecnologias. Ponderamos ainda que elas são apenas meios/recursos para viabilizar o desenvolvimento das atividades, a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos tem estreita relação com vários fatores, entre eles o planejamento didático, objetivos educacionais, metodologias e formas avaliativas, independentemente de serem aulas presenciais ou a distância.
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