
Aspectos e possibilidades sobre o uso de tecnologias digitais na Educação Estatística: discussões a partir da metodologia do Nepso
2020; Volume: 1; Linguagem: Português
10.37853/pqe.e202048
ISSN2675-1933
AutoresFelipe Júnio de Souza Oliveira,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoAs tecnologias digitais (TD) intensificaram a produção e acesso a informações disponíveis mundialmente. O tráfego intenso e crescente dos conteúdos digitais transporta consigo uma quantidade relevante de conceitos e ideias estatísticos propagados por meios de comunicação e interação. Interessados por essa temática, objetivamos selecionar e comunicar parte de uma pesquisa para evidenciar e discutir o uso de tecnologias na Educação Estatística (EE). Para tal, alguns aspectos e possibilidades são propostos e analisados tendo em vista o letramento estatístico, uma competência fundamental dessa área. Na perspectiva da metodologia do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso), alguns resultados da utilização do WhatsApp, Facebook e Excel em pesquisa educativa de opinião, realizada por alunos do Ensino Fundamental, são explorados visando à reflexão sobre contribuições e limitações das TD na aprendizagem estatística. Destarte, conclui-se, dentre outras coisas, que o Nepso, aliado ao uso dessas TD, é um importante investimento didático para a EE. Palavras-chave: Educação estatística. Letramento estatístico. Pesquisa de opinião. Nepso. Tecnologias digitais.
Referência(s)