Artigo Produção Nacional

ECOLOGIA DE SABERES E PERSPECTIVISMO: EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS / ECOLOGY OF KNOWLEDGE AND PERSPECTIVISM: DECOLONIAL EPISTEMOLOGIES

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 10 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n10-486

ISSN

2525-8761

Autores

Iziquel Antônio Radvanskei, Maria dos Remédios Lima Silva,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Esse trabalho apresenta distincoes entre a filosofia do eixo ocidental e as Epistemologias do Sul. As publicacoes reunidas em torno das tematicas epistemologicas do Sul tratam do “conjunto de intervencoes epistemologicas que denunciam a supressao dos saberes levada a cabo, ao longo dos ultimos seculos, pela norma epistemologica dominante. Esses saberes tem estabelecido rupturas e reflexoes que intensificam o dialogo horizontal entre os conhecimentos identificados como eixo ocidental do “norte” e as Epistemologias do Sul. Nesse sentido, um impasse importante com aqueles que pretendem reproduzir essa experiencia etica-ontologica-epistemologica, ao pressupor nao somente uma, mas varias epistemologias. Partindo do entendimento que e toda a nocao ou ideia, refletida ou nao, sobre as condicoes do que conta como conhecimento valido, entendemos esse impasse consiste em, primeiro: a ruptura e critica aos regimes unicos de referencias; segundo: a fragmentacao da ciencia em diversas escolas de pensamentos e metodos diferenciados; e terceiro: talvez o mais importante acerca da epistemologia cravada, a partir dos gregos e da filosofia europeia, que hoje sao desterritorializacoes. Assim, nesse ensaio utilizamos a metodologia qualitativa documental, e como metodo de interpretacao, a hermeneutica de Gadamer. Autores como: Quijano, Grosfoguel, Arendt, Buck-Morss, Cesaire, Chakrabarty, Deleuze e Guattari, Descola, Fanon, Gadamer, Mbembe, Viveiros de Castro, entre outros, nortearam as discussoes aqui mencionadas. Para tanto, ressaltou-se ainda o conceito de Perspectivismo e o conceito de ‘Viveiros’, como uma importante ecologia de saberes que descortina possibilidades de reconhecimento para uma miriade de conhecimentos e cosmologias invisiveis para as epistemologias dominantes. O objetivo do artigo e ampliar as discussoes das Epistemologias do Sul, bem como discutir novas possibilidades de enfrentamento da colonialidade, em um plano decolonial. Propomos uma fuga do reducionismo, no qual um lado da linha tem as prerrogativas de verdades epistemologicas que pressupoem que so o ocidente detem a invencao do direito das gentes, ou que apenas um lado conseguiu edificar uma sociedade civil das nacoes, e so ali existiu a ideia de ser humano, com plenos direitos. O resto e uma figura da dissemelhanca, do negativo. A tarefa e processual e ardua.

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