David Bowie is
2020; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Português
10.26512/museologia.v9i18.28185
ISSN2238-5436
AutoresMariana Bento Beneti, Márcia Rosa,
Tópico(s)Public Spaces through Art
ResumoEste artigo propõe refletir sobre os modelos de exposições itinerantes nos museus contemporâneos a partir do estudo da exposição David Bowie is, elaborada originalmente pelo Museu Victoria and Albert (Inglaterra). A mostra de mais de 300 objetos do artista, incluindo instrumentos, fotografias, manuscritos originais de letras de músicas e 47 figurinos, circulou por 11 países e recebeu próximo de 2 milhões de visitantes em todo o mundo. Este trabalho descreve os aspectos etnográficos e de contexto mercadológico especificamente em duas exposições estudadas: a de São Paulo, no início da intinerância, em 2014, recebida pelo MIS (Museu da Imagem e do Som) e de Barcelona, em 2018, após a morte de David Bowie (janeiro de 2016), quando a exposição esteve no museu Del Disseny.
Referência(s)